Sete anos oferecendo atendimento de qualidade a gestantes e bebês, e se tornando referência regional no cuidado obstétrico e neonatal. A Maternidade Escola de Valença tem muito a comemorar. Afinal, foram cerca de 5.500 partos realizados desde a inauguração, em 16 de julho de 2018. Ao todo, houve a contabilização de mais de 13 mil procedimentos obstétricos no período, incluindo, além dos partos, atendimentos em casos de eclâmpsia, intercorrências clínicas, hipertensão gestacional e complicações graves, entre outros, refletindo o preparo da equipe para condições de alta complexidade. Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta com equipe multiprofissional qualificada, estrutura acolhedora e compromisso contínuo com a qualidade e segurança da assistência.
Integrando o Hospital Escola de Valença – HEV, a maternidade é mantida pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA). Na visão do Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto, o equipamento de saúde representa um ponto de inflexão na história da Fundação.
“Foi um projeto arrojado, com riscos importantes — mas conduzido com coragem, planejamento, método e, sobretudo, com um Time unido por um propósito maior. Mostramos, juntos, que a FAA estava pronta para dar mais um grande passo na sua história”, afirmou o gestor, acrescentando que “nestes sete anos, acolhemos milhares de partos, formamos profissionais com excelência e salvamos a vida de muitos dos nossos bebês, oferecendo cuidado digno, intensivo e humanizado.”
O Diretor do HEV, Diogo Medeiros, explica que a Maternidade Escola de Valença atende gestantes de baixo e alto risco, é um importante polo de assistência à saúde infantil não só para o município, mas para toda a região, e soube enfrentar adversidades, como a Covid-19, de maneira ativa e resiliente, sem deixar de atender a necessidade de todas as crianças precisavam de tratamento intensivo neonatal neste período.
“Mais do que números, cada nascimento acolhido em nossas salas de parto carrega o compromisso com a vida, com o SUS e com a missão de formar profissionais de saúde através da vivência prática, já que a maternidade é também um importante campo de ensino para os alunos do Centro Universitário UNIFAA”, contextualizou o Diretor do HEV que, ao celebrar a data também lançou um olhar para o futuro.
“Exige inovação, aprimoramento contínuo e consolidação da Maternidade enquanto serviço de excelência. Avançamos rumo à certificação da qualidade assistencial, integração definitiva às redes de atenção à saúde regional e implantação de protocolos assistenciais baseados em evidência — projetos já em andamento com apoio de nossas equipes técnicas, acadêmicas e da Direção Geral”, explica, acrescentando que “com a ampliação do acesso a gestantes de alto risco, especialmente da Rede Alyne, estamos estruturando uma nova Unidade Materno Infantil, com cerca de 20 salas ambulatoriais e atendimento multiprofissional, ampliando nossa capacidade de acompanhamento durante o pré-natal e no puerpério.”
Por fim, José Rogério, ao avaliar a breve e significativa história da Maternidade Escola de Valença, ponderou sobre a importância de traçar planos ousados e de contar com um time unido. “Quando sonhamos grande, quando temos um propósito claro e trabalhamos com excelência, transformamos vidas e realidades. Parabéns ao Time FAA que tornou esse sonho possível e continua, todos os dias, escrevendo essa história com dedicação e amor. Se vale a pena ser feito, tem que ser bem-feito.” Essa visão é compartilhada por Diogo Medeiros: “a Maternidade Escola é feita pela atuação de cada profissional, cada estudante e cada mãe que confiou em nossos cuidados. Celebrar esses sete anos é reconhecer uma jornada de crescimento, superação e construção coletiva.”

