Hospital Escola de Valença

A fim de integrar ainda mais assistência, ensino e produção de conhecimento, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) realizou uma reestruturação da Gerência de Ensino do Hospital Escola de Valença (HEV). O setor segue com a condução de Ana Flávia Oliveira Sava, mas agora passa a contar com a Coordenação Científica, sob responsabilidade do Professor Leandro Raider. Com isso, a Gerência de Ensino do HEV passa a contar com três eixos: COREME – Residência Médica, Educação Permanente e a recém-criada Coordenação Científica.

O HVE é certificado como hospital de ensino, sendo referência regional no cuidado integral em um modelo 100% SUS. Por suas características, exerce simultaneamente funções assistenciais, formativas e científicas. Esse compromisso exige que o ensino no ambiente hospitalar seja tratado com o mesmo rigor, governança e excelência dedicados à assistência, o que justifica a mudança, resultado de diagnóstico aprofundado realizado ao longo de 2025. Foram analisados a estrutura de ensino, a complexidade assistencial, o aumento do número de estudantes em campo de prática e os desafios contemporâneos da formação em saúde.

“A Coordenação Científica terá como finalidade zelar pela qualidade do processo de ensino-aprendizagem no ambiente hospitalar, com foco especial na experiência formativa dos acadêmicos, na qualificação da preceptoria e no fortalecimento da cultura científica institucional, em alinhamento com o Centro Universitário UNIFAA, com os princípios do Sistema Único de Saúde e com a missão da Fundação Educacional Dom André Arcoverde”, explica o Presidente da FAA, José Rogério Neto.

Quanto à atuação da Coordenação Científica, será de forma transversal, estratégica e integradora, sem caráter burocrático, com foco na governança do ensino clínico, na produção científica e na integração do tripé ensino–serviço–pesquisa. “Essa decisão não representa ampliação burocrática da estrutura, mas, sim, um movimento de maturidade institucional, reconhecendo que formar bem é tão estratégico quanto cuidar bem. Trata-se de um passo consistente para consolidar o Hospital Escola como ambiente formador, científico e referência regional em ensino, cuidado e conhecimento”, destaca José Rogério.