Após importantes mudanças na gestão, o Ambulatório de Medicina Integral (AMI) do Hospital Escola de Valença (HEV) apresentou alta de 52% no número de atendimentos no segundo semestre de 2024: foram 27.102 de julho e dezembro ante 17.814 de janeiro e junho. Todas as consultas são 100% SUS. Para melhorar ainda mais o serviço prestado e se consolidar como maior e melhor centro de especialidades do Sul do estado, nesta segunda-feira, 17, começam a ser realizadas intervenções físicas e tecnológicas no AMI, que incluem: adequação dos consultórios para maior privacidade e acessibilidade; climatização completa de todos os espaços; ampliação das salas de espera; instalação de banheiros nas salas de recepção; e informatização total, com prontuário eletrônico do início ao fim da operação. Há, ainda, a previsão de construção de mais um prédio de ambulatório em 2026.
O objetivo é desenvolver um ambulatório cada vez melhor e que atenda a quem mais precisa. Neste ano, por exemplo, foi ampliado o horário de funcionamento às segundas, quartas e sextas: das 8h às 21h. Às terças e quintas permanece das 8h às 18h. Além disso, o ambulatório está qualificado como excelente cenário de práticas para os estudantes do Centro Universitário UNIFAA, que, a exemplo do HEV, é mantido pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA). “Tenho certeza de que, com essas melhorias, nosso centro de especialidades ganhará ainda mais importância para a população de Valença e se consolidará como um valioso cenário de aprendizado para nossos estudantes”, afirma o Diretor Executivo da FAA, José Rogério Neto.
Essas ações contemplam melhorias que estão sendo realizadas em todo complexo hospitalar da FAA. Em janeiro, por exemplo, após ampla revitalização, começou a funcionar a enfermaria do sexto andar do HEV. O ambiente foi climatizado e passou a contar com banheiros ampliados, novos leitos e equipamentos novos, proporcionando mais conforto e acolhimento para pacientes, colaboradores e estudantes. Agora, a meta é seguir com a revitalização do quarto e quinto andares.
Especialidades do AMI
Para adultos, o Ambulatório de Medicina Integral conta com as seguintes especialidades: Risco Anestésico; Cirurgia Geral; Ortopedia; Cirurgia Plástica; Vascular; Neurocirurgia; Otorrino; Urologia; Cardiologia; Clínica Médica; Dermatologia; Endócrino; Gastroenterologia; Geriatria; Hematologia; Infectologia; Neurologia; Oftalmologia; Pneumologia; Risco Cirúrgico; Ginecologia; Obstetrícia; e Psiquiatria. Na Pediatria, oferece Cardiologia; Endócrino; Gastroenterologia; Neurodesenvolvimento; Pediatria Geral; Pneumologia; e Puericultura. Todavia, os pacientes não devem procurar o AMI diretamente, conforme explica José Rogério: “A primeira consulta no Ambulatório de Medicina Integral (AMI) do Hospital Escola de Valença é realizada mediante agendamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Valença. Os retornos são programados ao término da consulta inicial, garantindo a continuidade do cuidado ao paciente”.
