O Complexo Hospitalar da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA) viverá dias especiais nesta semana com a realização do 1º Congresso Científico do Hospital Escola de Valença, um evento que, apesar de ser realizado pela primeira vez, já pode ser considerado um sucesso de participação. Tanto que as vagas para onze cursos pré-congresso, que serão ministrados na quarta-feira, 20, se esgotaram rapidamente. Todavia, a programação da quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, é aberta ao público, e as pessoas interessadas em participar devem procurar o credenciamento para ter acesso aos locais das palestras e demais atividades. O congresso nasce com a proposta de fortalecer a formação acadêmica, incentivar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas e fomentar a integração entre teoria e prática no cuidado com a saúde.
Segundo o Diretor Executivo da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), José Rogério Neto, “este Congresso marca um ponto de inflexão na história do nosso Hospital Escola de Valença e de todo o Complexo Hospitalar da FAA. Ao unir ensino, pesquisa e prática assistencial, reafirmamos nossa essência: cuidar de vidas com excelência e, ao mesmo tempo, formar profissionais preparados para os grandes desafios da saúde pública brasileira. Que este encontro seja um espaço de troca, aprendizado e inspiração, fortalecendo em cada um de nós a convicção de que ciência, dedicação e colaboração transformam realidades e salvam vidas.”
Paralelamente ao 1º Congresso Científico do Hospital Escola de Valença, serão realizados outros dois eventos: 2º Simpósio de Sepse e Infecção Hospitalar e 2º Simpósio Sul Fluminense de Medicina Intensiva – SOTIERJ. De acordo com a Gerente de Ensino do Hospital Escola de Valença (HEV), Ana Flávia Rosa, “o nosso objetivo é criar um espaço de integração multiprofissional, promovendo o encontro entre estudantes, residentes e profissionais da saúde. Queremos estimular a produção científica, fortalecer a troca de experiências e trazer discussões atuais sobre emergências, que é o grande tema desta edição. O Congresso também reafirma o compromisso do Hospital Escola de Valença com o ensino, a pesquisa e a extensão, conectando a prática assistencial ao conhecimento científico.”
Ainda de acordo com Ana Flávia, será uma oportunidade de atualização, networking e valorização da ciência produzida regionalmente. Quanto à programação, explica que “foi construída de forma colaborativa, envolvendo diferentes áreas do hospital e alunos do UNIFAA. Pensamos em palestras, mesas-redondas e simpósios que dialogassem com a realidade do nosso Complexo Hospitalar e com os desafios atuais da assistência em saúde. Além disso, buscamos convidados externos de grande relevância, garantindo diversidade de olhares e aprofundamento científico.”
Programação de quinta-feira, 21
O auditório Raimundão será palco de uma intensa programação na quinta-feira, 21. As atividades começam às 9h, com a palestra da fisioterapeuta Dra. Thaisa Kopke sobre “Reabilitação do paciente pós internação na UTI Neonatal”, seguida de apresentação de trabalhos científicos. Na parte da tarde, às 13h30, ocorre a abertura oficial com autoridades e, em seguida, mesa-redonda que vai discutir o tema “Porta Aberta e Porta Fechada: Desafios e Dilemas da Saúde Pública no Cenário Hospitalar Brasileiro”, contando com as participações do Secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, Daniel Soranz; da Diretora Acadêmica da Anncorage e Professora de Pediatria da UERJ, Dra. Anna Tereza Moura; e do Diretor Médico e Responsável Técnico Médico do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, Dr. Rivelino Trindade.
No fim da tarde, a partir das 16h, acontece o Simpósio Satélite com a palestra “Dor Torácica na Emergência: Mandar um SCA para Casa, um Risco Real. Como evitar?”, ministrada pelo Mestre e Doutor em Ciências Cardiovasculares pela UFF e coordenador do CTI e da Unidade Cardiointensivista Samer Rede D’Or, Dr. Henrique Balieiro.
Programação da sexta-feira, 22
9h – Conferência de Abertura
Tema – Raciocínio Lógico e o Diagnóstico da Sepse
Presidente: Dra. Fernanda Lima – Presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Rio de Janeiro
Conferencista: Dr. André Japiassu – Docente permanente da pós-graduação do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – Fiocruz – Especialista em Medicina Intensiva – TE AMIB
10h15 – Mesa-redonda / Sepse 2025
Presidente: Dr. Gerson Luiz de Macedo
Moderador: Dr. Antônio Adriano Neto
Tema: O Atendimento Inicial: Percepção de Gravidade
Palestrante: Dr. Victor Cravo (Coordenador de UTIs Samaritano Barra e Vitória RJ, Infectologista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Sepse no Paciente em Ventilação Mecânica: Como Evitar
Palestrante: Dra. Denise Medeiros (Doutora em Pneumologia pela Universidade de São Paulo (1998) – Médica Intensivista da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro
Sepse na Criança
Palestrante: Dra. Fernanda Lima (Coordenadora da Unidade de Pacientes Graves do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Dra. Em Epidemiologia pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ)
Antibiótico no Paciente Grave: Menos é Mais
Presidente: Dr. Michel Britz Guimarães
Palestrante: Dr. Victor Cravo
11h40 – Perguntas para a mesa-redonda
13h30 – Colóquio
Tema: Antibiótico no Paciente Grave – Menos é Mais
Presidente: Dr. Michel Britz Guimarães
Palestrante: Dr. Victor Cravo
Tema: Pneumonia Comunitária Grave na Criança
Presidente: Dr. Vinícius de Freitas Garcia Santos
Palestrante: Dra. Fernanda Lima
15h às 15h40 – Conferência
Presidente: Dr. Gerson Luiz de Macedo
Tema: Infecção Respiratória Grave no Paciente com HIV
Conferencista: Dra. Denise Medeiros
16h – Encerramento